quinta-feira, 7 de abril de 2011

Revoluções

O virtual, as chamadas amizades a distância, atesta um horror do contato, o evitar a presença factual do outro que, por sua natureza, me contesta. Daí a tendência ao isolamento, ao narcisismo primário, regressivo, ao não contato com o outro, a dificuldade da generosidade e da gratidão, sem o que não há vida ética. O pensamento antigo definiu a filosofia como a busca da vida justa e do bem viver que hoje, segundo ADORNO, é uma" ciência esquecida". A aptidão para a felicidade é algo que não se aprende, não se herda, ela exige toda uma educação. Os gregos por exemplo, encontravam na schole- no tempo liberado dos constrangimentos da autoconcervação- a razãoessencial da vida, poisviver nada mais é do que uma determinada maneira de nos utilizarmos do tempo finito que nos foi concedido. Os " cuidados de si" faziamparte do conhecimento da natureza e de nossa natureza, a fim de alcançarmos a " tranquilidade da alma" uma das figuras da felicidade. Mas se os gregos valorizavem a prudência, a moderação, a contenção das paixões-que nos fazem infelizes porque nunca determinam exatamente o que desejam - a modernidade valoriza o excesso, o descomedimento que para os antigos era sinônimo de perdição,de extravio, de infelicidade. Substituiu-se o "ser" pelo "ter", o mercado obtendo olugar de sucedâneo à buscadafelicidade e a posse de bens materiais

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